Escolha uma Página

O que é Monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações?

O Monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações  é fundamental no ambiente corporativo e consiste em uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e produtos que tem a função de auxiliar na operação e manutenção do ambiente de TI, seja local (on premisses) ou na nuvem pública.

 1 – Entendendo o básico
O monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações refere-se à prática de supervisionar a operação de um ambiente de TI utilizando ferramentas especializadas que tem como função medir, monitorar e gerenciar componentes como dispositivos de redes como servidores, firewalls, roteadores e switches, serviços de rede como DHCP, AD e DNS e aplicações como banco de dados, WEB e outros.

Os sistemas de monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações são usados ​​para garantir a disponibilidade e o desempenho geral de todo ambiente de TI e no final dos negócios, pois tudo depende da infraestrutura de TI.

2 – Plataformas de monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações
As plataformas de monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações permitem que os administradores monitorem acesso, roteadores, componentes lentos ou com falhas, firewalls, switches, sistemas clientes, o desempenho do servidor, o comportamento das aplicações entre outros dados da rede. Os sistemas de monitoramento de rede, serviços e aplicações, são largamente empregados em ambientes de TI, redes de automação, data centers e ambientes de nuvem.

Existem várias plataformas hoje disponíveis e, de um modo geral, todas efetuam as funções básicas que medem, monitoram e gerenciam todos os componentes do ambiente de TI, como PRTG, Zabbix, CA UIM, Nagios, Opmon, Solarwinds e  muitos outros.

O que difere nestas plataformas é o licenciamento,, já que algumas são ferramentas pagas e outras ferramentas open source e também a forma como o processo de monitoramento e gerenciamento é realizado. Veremos isso nos próximos posts.

3 – Medir, monitorar e gerenciar
Uma plataforma de monitoramento e gerenciamento de redes, serviços e aplicações detecta e relata falhas em dispositivos, nos serviços de rede e nas aplicações do ambiente. A função de uma plataforma de monitoramento de rede, serviços e aplicações é medir, monitorar e gerenciar todo o ambiente.

4 – O que é medir?
Medir é comparar grandezas de mesma espécie com um padrão;
As medições podem ser ativas ou passivas. Medições ativas geram tráfego de rede e medições passivas não geram tráfego de rede.

As plataformas de monitoramento medem parâmetros importantes dos serviços prestados, como:

  • Latência, Jitter, perda de pacotes, consumo de banda
  • Utilização
  • Disponibilidade
  • Desempenho
  • Usabilidade
  • Qualidade
  • Custos
  • MTBF/MTTR
  • SLA/SLO
  • CDM ( CPU, Disco e memória)

5 – O que é monitorar?
Monitorar é acompanhar e avaliar.
É um processo contínuo que mede constantemente uma determinada variável e compara com valores pré-definidos calculados ou medidos anteriormente.

O que monitorar?

  • Elementos de Rede como roteadores, firewalls, switches e servidores
  • Links de comunicação
  • Regras de FW e ACLs
  • Interfaces

Monitorar é fundamental no ambiente de TI, pois esse processo é realizado em tempos pré-definidos e garante a disponibilidade e a performance de todo ambiente.

6 – O que é gerenciar?
Gerenciar é a ação de controlar, de administrar em função das medições e monitoramento constantes. O Gerenciamento é um dos elementos mais importantes no trabalho de manter o ambiente operacional. O Gerenciamento pode ser totalmente automatizado através de ações e scripts que manterão o ambiente controlado e operando no máximo. A automação otimiza as atividades do dia a dia garantindo a agilidade nas respostas às mudanças no comportamento da infraestrutura e das demandas dos negócios.

O que gerenciar?

  • Todo o ambiente de TI
  • Um container de negócios
  • Um cluster virtualizado

No próximo Post vamos falar sobre os modelos de monitoramento e gerenciamento, como TNM, FCAPS, entre outros.

Saiba mais sobre redes aqui

Veja nosso video em nosso Canal do Youtube

 

Print Friendly, PDF & Email