Escolha uma Página

Este é um framework para ambiente complexos de TI. Através deste framework, básico para a gerencia completa de um complexo ambiente de TI.

Framework para gerência e monitoramento de ambientes complexos de TI

Framework para ambientes complexos de TI

Camada de Operação

A base contém os componentes necessários para a operação. Aqui estão a monitoração, as configurações das ações em função da geração de cadeia de eventos, a geração de alertas, as configurações das escalações que define as cadeias de ações, caso uma determinada ação configurada não seja executada e o repositório de logs.

Outro item fundamental nesta camada é o mapa físico e lógico do ambiente de TI. Vemos esses dois itens no modulo 2 deste treinamento.

Na base da pirâmide estão 90% dos sistemas de monitoramento. Aqui estão, por exemplo, o Zabbix, o PRTG, o OPSERVICES, o Nagios o HP IMC, etc.

Camada de gestão

Na camada de de gestão estão as considerações que podem impactar o negócio, como a análise quantitativa e qualitativa dos recursos de rede.

Na análise quantitativa, quantos e quais componentes estão envolvidos no provisionamento de determinados serviços de TI.

Na análise qualitativa calcula-se os valores para cada um dos componentes da infraestrutura de TI e procura-se definir o seu impacto caso ocorra um downtime do ambiente provocado por um determinado componente. Nesse cenário são observados valores em reais de cada ativo existente nos processos de negócios da organização, em termos do custo de substituição e também ligados à perda de produtividade.

O planejamento de capacidade (Capacity Planing) é outro componente da camada de gestão. Nesta camada

deve-se entender a demanda a  ser atendida em um determinado período para se ter certeza se será apenas um acréscimo na infraestrutura existente ou mesmo um corte nos recursos atuais.

Entender a tendência do comportamento do ambiente é outro item fundamental na camada de gestão, pois através dos relatórios de tendência pode-se prever se a estrutura atual, com o comportamento atual, conseguirá dar conta das demandas. Além disso, o gráfico de tendência mostra como um determinado indicador se comporta ao longo do tempo sendo possível identificar padrões no comportamento, como sazonalidade, tendência de aumento, queda ou ciclos.

Os relatórios dão as visualizações sumarizadas ou analíticas dos comportamentos dos diferentes componentes do ambiente de TI e são fundamentais para o entendimento de todo o ambiente.

A medição e o entendimento detalhado da disponibilidade de cada componente do ambiente de TI é fundamental no monitoramento do SLA de todo o sistema e este é um importante parâmetro a ser medido e gerenciado.

Detectar vulnerabilidades e entende-la é outro elemento fundamental na camada de gestão, mas de um modo geral esta tarefa fica sob a responsabilidade da área de segurança.

Camada de negócios

Nesta camada estão a visão de como a infraestrutura de relaciona com os negócios. Aqui é vital saber filtrar o que é mais importante para a tomada de decisão, sendo possível descobrir informações em tempo real e de qualquer parte do mundo, gerando relatórios sobre a performance do negócio ou até mesmo dos concorrentes.

Print Friendly, PDF & Email