1 – Introdução
O Modelo de gerência e monitoramento TMN (Telecommunication Management Network) é um modelo de gerenciamento de redes de telecomunicações padronizado pela ITU-T e também referenciado como Recomendação ITU-T M.3010. O TMN tem a finalidade de fornecer um conjunto de funções que permitem realizar a gerência e a administração de uma rede de telecomunicações, compreendendo planejamento, provisionamento, instalação, manutenção, operação e administração.
A estrutura do Modelo de gerência e monitoramento TMN fornece uma arquitetura organizada que permite interligar diversos tipos de sistema de operação de gerência de equipamentos e telecomunicação pelo uso de interfaces, protocolos e mensagens padronizadas. Com isso é possível interligar elementos e sistemas heterogêneos de diversos fabricantes, fazendo com que todos os elementos, tais como redes locais, redes de longa distância, redes metropolitanas, PABX, dispositivos de telefonia móvel, sejam todos gerenciados de forma integrada.
2 – Componentes do Modelo de gerência e monitoramento TMN
A TMN define o que deve ser gerenciado e é estruturada nas seguintes Camadas:
NEL – Network Element Layer – Corresponde aos componentes da rede de telecomunicações que necessitam ser gerenciados, e que possuem funções de gerenciamento. Apresenta as informações gerenciáveis de cada um dos Componentes de Rede ou Network Elements ( NE) individualmente. Esta camada faz a interface entre a informação gerenciável proprietária e a infraestrutura TMN.
EML – Element Management Layer – Lida com gerenciamento de configuração, falha e desempenho no nível do dispositivo. Essa camada lida com funções de gerenciamento específicas do fornecedor e oculta essas funções da camada acima, a camada Gerenciamento de rede. Exemplos das funções executadas nessa camada incluem gerenciamento de alarmes, manuseio de informações, backup, registro em log e manutenção de hardware e software e medição da utilização de recursos, por exemplo, CPU, memória e consumo de energia.
SML – Service Management Layer – A Camada de Gerenciamento de Serviços (SML) preocupa-se com o gerenciamento dos aspectos que podem ser diretamente observados pelos usuários da rede de telecomunicações. Esses usuários podem ser usuários finais (clientes), mas também outros provedores de serviços (administrações). Exemplos de funções que são executadas na Camada de Gerenciamento de Serviços incluem administração, contabilidade, adição e remoção de usuários e gerenciamento de QoS. O BML e o SML fornecem o link entre a TI e o negócio.
BML – Business Management Layer – A Business Management Layer (BML) tem um escopo amplo que inclui a responsabilidade pelo gerenciamento de toda a empresa. Essa camada está mais alinhada com o gerenciamento estratégico, em vez de com o gerenciamento operacional do dia-a-dia.
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