Certificação Cisco CCNA 200-301 (Certified Networking Associate)

A certificação Cisco CCNA (Certified Networking Associate) cresceu e se tornou a certificação de TI mais popular do mundo. O foco principal da certificação está no desenvolvimento de habilidades necessárias para entender protocolos, roteamento  e switching que são hoje as tecnologias fundamentais para qualquer ambiente conectado.

Ter uma certificação CCNA prova que você possui as habilidades necessárias para atuar em qualquer ambiente de rede atual.

 

O Certificado profissional Cisco CCNA, independentemente do nível acadêmico que o candidato possuir, agrega um grande valor ao currículo, atestando que o profissional certificado possui grande conhecimento em redes e protocolos e realmente conhece do assunto.

O mercado tem grande admiração pelo título CCNA e sabe que a certificação é obtida através de muito estudo, dedicação e muita prática e é por isso que a certificação tem reconhecimento mundial.

A formação CCNA do Instituto Online é realizada através do analisador Wireshark que será extremamente útil no dia-a-dia de qualquer profissional de redes. Afinal, Engenheiro de Redes tem que entender do próprio tráfego da rede.

O Conteúdo da formação possui a seguinte estruturação:

68 módulos teóricos

  • 50 laboratórios práticos
  • 11 checkpoint de avaliação
  • 02 simulados finais

Com este conteúdo você estará preparado para se destacar no mercado, pois o mundo dos data centers, virtualização, mobilidade e cloud computing necessitam de conhecimentos sólidos e sem decoreba e o mercado está cheio de oportunidades.

Materiais da formação:

Livro 1 – Entendendo as redes e protocolo IPv4
Livro 2 – Cisco routing e Switching
Livro 3 – Ipv6, segurança e gerenciamento
Livro 4 – Novas arquiteturas, Devops e automação

  

Paulo Coelho

Instrutor

Certificado pela Cisco, Microsoft, HP, VMware e AWS, atua há mais de 20 anos em tecnologia de redes, desenvolvendo projetos e treinamentos em monitoramento e análise de redes LAN/WAN, Protocolos IPv4 e IPv6, segurança de redes e cloud computing.

Responsável pelos treinamentos técnicos do Instituto Online, já treinou mais de 1500 profissionais em Cisco, Análise de redes e aplicações, monitoramento e atuou nos últimos 3 anos em projetos e treinamentos técnicos na Vale, Usiminas, Valorec, Podabel e Whirlpool Brasil, 

Trabalha na Gerencia de Soluções Comerciais e Inovação da Microcity onde atua como engenheiro de produtos desenvolvendo soluções técnicas e comerciais em serviços de outsourcing de TI.

CCNA R&S 200-301


Carga horária: 88 horas de duração


Presencial com intensos Laboratórios


LIGUE AGORA – INSTITUTO ONLINE:
(31) 3500-3513 |   (331) 98787-0526

Conteúdo da Certificação Cisco CCNA v7.0 200-301

O conteúdo é completo e composto por 11 blocos contendo 68 módulos de estudos, com intensos laboratórios e mais de 100 horas de aulas ao vivo e gravadas.

 Os 11 blocos, são:

Bloco 1 – Entendendo as Redes
Bloco 2 – Protocolo IPv4
Checkpoint 1
Bloco 3 – Roteadores e Cisco IOS (Internetwork Operation System)
Checkpoint 2
Bloco 4 – Roteamento IPv4
Checkpoint 3
Bloco 5 – Redes Ethernet e Switches CISCO
Bloco 6 – Wireless LAN
Checkpoint 4
Bloco 7 – Protocolo IPv6 e Roteamento IPv6
Checkpoint 5
Bloco 8 – Aplicando segurança no ambiente
Checkpoint 6
Bloco 9 – Configurando o Gerenciamento e a resiliência ao ambiente
Checkpoint 7
Bloco 10 – Novas arquiteturas WAN
Checkpoint 8
Bloco 11 – DEVOPS e Network Automation
Checkpoint 9

 

Bloco 1 – Entendendo as Redes

O bloco 1 é composto por 05 módulos e fazem o núcleo para todo o curso.

Módulo 1 – Fundamentos das redes de computadores
Módulo 2 – Modelo OSI
Módulo 3 – Meios físicos de comunicação
Módulo 4 – Redes de comutação de circuitos e de comutação de pacotes
Módulo 5 – Protocolos de acesso para LAN e WAN

Descrição detalhada do módulo Entendendo as Redes

 Este é o primeiro bloco da formação e nele são apresentados os conhecimentos importantíssimos e fundamentais, não somente na certificação CCNA, mas para qualquer profissional que atua em redes.

No módulo 1 descreveremos o que é uma rede e seus principais conceitos e também entenderemos os principais serviços disponíveis em qualquer tipo de rede.

No módulo 2 é apresentado o Modelo OSI e como as funções, serviços, protocolos e dispositivos de rede são apresentados e classificados em função deste modelo. É um módulo que a própria Cisco define como fundamental, já que todo o processo de comunicação dos dispositivos e protocolos utilizados podem ser mapeados através do modelo OSI.

No módulo 3 são apresentados os meios físicos de comunicação. Aqui vamos entender as categorias de cabos, como CAT 5, Cat5E, Cat6, Cat6A e Cat7 e a certificação dos sistemas de cabeamento estruturado. Vamos ainda entender as fibras opticas  Multimodo e Monomodo e seus principais parâmetros.

No Módulo 4 vamos aprender sobre as redes de comutação de circuito e comutação de pacotes. Aqui vamos entender as características das redes de telefonia convencionais, as redes orientadas a conexão que utilizam a comutação por circuito e as redes de pacotes, como as Frame Relay e as redes IP.

O Módulo 5 apresenta os protocolos de enlace ou acesso para LAN e WAN e entenderemos os protocolos HDLC e PPP, como também os protocolos 802.3 ou Ethernet e o 802.11 ou Wifi.

Bloco 2 – Protocolo IPv4

Neste bloco, analisaremos, bit a bit, através do wireshark, todos os principais aspectos dos protocolos da pilha TCP/IP.

 São 9 módulos e suas respectivas descrições são apresentados abaixo.

Módulo 6 – Modelo DoD
Módulo 7 – Protocolo ARP
Módulo 8 – Protocolo IP
Módulo 9 – Protocolo ICMP
Módulo 10 – Endereçamento IP
Módulo 11 – Máscaras e Subredes
Módulo 12 – VLSM e CIDR
Módulo 13 – Protocolos de transporte UDP e TCP
Módulo 14 – Principais protocolos de aplicação DoD

Descrição detalhada do módulo Protocolos IPv4

(PP apresentados os protocolos do Modelo DoD (Department of Defense) onde os protocolos da pilha TCP/IP são apresentados.

 No módulo 4 abordaremos as funções básicas do analisador de protocolos Wireshark e como empregá-lo para dissecar o tráfego da rede. 

 No módulo 5 estudaremos o protocolo de enlace ARP (referenciado pelo Modelo OSI). Com o Wireshark vamos dissecar este protocolo e entender detalhadamente os principais tráfegos e funções deste protocolo. É um módulo realizado totalmente através do Wireshark.

No módulo 6 vamos dissecar detalhadamente, através do Wireshark, o protocolo IP apresentando seus conceitos e principais características e tráfegos. Neste módulo entenderemos cada bit do protocolo e como esses conceitos são fundamentais no entendimento dos protocolos de roteamento, segurança, VoIP e QoS. É um módulo importantíssimo para qualquer profissional de rede.

No módulo 7 vamos dissecar o protocolo ICMP e entender o seu tráfego através do Wireshark. Este protocolo é de grande importância para o profissional de rede, pois é através dele que os dispositivos da rede se falam. Entender este protocolo te dará subsídios para descobrir, por exemplo, quando um buffer de roteador está cheio e descartando pacotes e todos os usuários reclamando que “a rede está lenta” enquanto a equipe de suporte fica meio perdida sem saber exatamente o que está acontecendo.

Os módulos 8 e 9 são fundamentais para o mundo das redes e consequentemente a certificação CCNA. Nestes dois módulos são apresentados os conceitos do IP Classfull apresentando as classes de endereços, o algoritmo básico de roteamento, as máscaras default e as máscaras que geram as subredes e os vários aspectos dos cálculos para encontrar os endereços de rede, hosts, broadcast e subredes válidas em função de um endereço dado. Verificaremos também como operam as redes IP Classless e o seu funcionamento padrão.

No módulo 10 iremos entender com detalhes o VLSM e praticar seus conceitos através de exercícios práticos.

No módulo 11 vamos dissecar os protocolos UDP e TCP através do Wireshark e entender os seus respectivos tráfegos e conceitos como abertura e fechamento de sessão, buffers e sequenciamento. É um módulo também fundamental não somente para a certificação CCNA, como também para a vida profissional de qualquer um que atua em redes, pois os protocolos de transporte são fundamentais no funcionamento das aplicações e entende-los pode ser a diferença em resolver um problema ou mesmo se sair bem em uma entrevista técnica.

No módulo 12 vamos entender as principais aplicações da pilha IPv4. Vamos detalhar o funcionamento do HTTP, DNS, DHCP e FTP.

Bloco 3 – Roteadores e o Cisco IOS (Internetwork Operation System)

Este bloco é composto por 05 módulos onde serão praticados os comandos e configurações mais importantes dos roteadores. Aqui, as configurações básicas e avançadas necessárias para que os roteadores entrem em operação são realizadas. São módulos totalmente práticos do tipo mão na massa.

Módulo 14 – Operando e configurando um roteador CISCO
Módulo 15 – Comandos de Configuração de ambiente
Módulo 16 – Configuração de boot, registro e TFTP
Módulo 17 – CDP, LLDP e comandos de troubleshooting
Módulo 18 – Configurando serviços no roteador
Módulo 19 – Configurando o enlace PPP e HDLC

Descrição de cada módulo

No módulo 14 são apresentados os conceitos de hardware dos roteadores e do sistema operacional Cisco IOS (internetworking Operating System). Você aprenderá sobre a arquitetura interna dos roteadores, os principais componentes, os tipos de memória flash, DRAM e NVRAM, os tipos de interfaces WAN utilizadas nos roteadores Cisco com os seus respectivos tipos de cabos e conectores. Conheceremos também o processo de inicialização dos roteadores e a estrutura do IOS com a sua interface CLI (Command Line Interface) e os seus vários comandos e estruturas.

No módulo 15 vamos configurar mais detalhadamente o roteador. Aqui vamos configurar as senhas de acesso, a criptografia das senhas, os principais comandos de console, as configurações das interfaces LAN e WAN e como configurar a comunicação e como salvar as configurações realizadas.

No módulo 16 vamos entender o registro de inicialização do roteador, como configurar as várias opções de boot do roteador e como quebrar sua senha. Além de todo esse conteúdo, vamos utilizar um TFTP server para armazenar os arquivos de configuração e a imagem do IOS e editar os arquivos de configuração.

No módulo 17 iremos entender como o roteador enxerga os dispositivos conectados através dos protocolos CDP e LLDP e vamos entender como realizar o troubleshooting em um ambiente utilizando o roteador empregando comandos em função da arquitetura do roteador.

No módulo 18 vamos configurar alguns dos principais serviços no roteador como DNS Server, DHCP server, e SSH.

NO módulo 19 vamos entender como opera e as opções de configuração dos protocolos de enlace PPP e HDLC.

Bloco 4 - Roteamento IPV6 e Gerenciamento

Neste bloco vamos entender e configurar os protocolos de roteamento mais importantes e largamente utilizados e como todos os outros módulos, tudo com muita mão na massa.

Vamos entender os conceitos de roteamento, as rotas estáticas, os protocolos RIP, OSPF, EIGRP e BGP.

Módulo 20 – Entendendo o Roteamento
Módulo 22 – Entendendo as rotas estáticas e rotas Default
Módulo 22 – Protocolo RIP
Módulo 23 – Protocolo OSPF

Descrição de cada módulo

No módulo 20 vamos entender os conceitos e as diferenças entre o switching e  routing e o que são os protocolos classfull e classless e entender o que são e quais são os protocolos dinâmicos. Vamos também entender e praticar como é o funcionamento das rotas estáticas e rotas default.

No módulo 21, vamos entender e praticar as rotas estáticas e como elas são configuradas e como elas operam.

No módulo 22, vamos entender o protocolo RIP. Embora esse protocolo esteja fora do escopo da certificação, o RIP é um protocolo muito utilizado e os seus conceitos são fundamentais.

No módulo 23, vamos entender e configurar o protocolo OSPF entendendo quais são as suas tecnologias e como elas operam.

Bloco 5 – Redes Ethernet e Switches CISCO

O bloco 5 é composto de 8 módulos onde são apresentadas as tecnologias Ethernet, os detalhes e as recomendações Cisco para o desenvolvimento de um projeto de rede utilizando Switches, VLANs e o protocolo Spanning Tree. Os módulos do bloco são:

Módulo 24 – Tecnologia Ethernet
Módulo 25 – Dispositivos ativos de redes
Módulo 26 – Entendendo o PoE (Power Over Ethernet)
Módulo 27 – Configurando um switch Cisco
Módulo 28 – Protocolo Spanning Tree
Módulo 29 – VLANS e Trunking de VLANS
Módulo 30 – Protocolo VTP
Módulo 31 – Implementendo DHCP e DHCP Snooping

Descrição de cada módulo

O módulo 24 apresenta os detalhes da tecnologia de rede Ethernet com os respectivos throughputs de 10Mbps a 10 Gbps. Neste módulo, os padrões Ethernet disponíveis serão abordados com suas distancias, tipos de cabos e interfaces, como UTP, Fibra Óptica SFP GBIC (Gigabit Interface Converter), os tipos de frames empregados, os mecanismos de correção de erros e o funcionamento dos padrões Full-Duplex e os protocolos de controle de fluxo. É um módulo fundamental para se entender as tecnologias hoje empregadas nas redes locais.

O módulo 25 apresenta os dispositivos ativos das redes e como foi a evolução dos hubs e bridges até os switches de hoje. No final deste módulo são apresentados os switches abordando o seu funcionamento básico, seus componentes internos como tabelas MAC, tipos de backplane e arquitetura interna como Blocking, não Blocking, Simétricos e Assimétricos. Vamos também entender, no final do módulo, o modelo hierárquico e como ele é empregado para projetos de rede.

Este módulo também apresenta a linha de switches Cisco e como utilizá-los em função das especificações e necessidades de projeto e sua distribuição dentro do modelo hierárquico proposto pela Cisco. É um módulo importantíssimo, pois você entenderá como qualquer Switch trabalha e como empregá-los em um projeto real.

O módulo 26 apresenta os comandos e conceitos para configurar os switches Cisco apresentando detalhadamente os principais comandos e as configurações mais importantes. Vamos entender detalhadamente as Interfaces SVI e seus parâmetros.

O módulo 27 apresenta com detalhes o protocolo Spanning Tree e sua extrema importância no mundo das redes atuais onde todas as configurações são redundantes. Nos laboratórios práticos serão apresentados os detalhes deste protocolo e como identificar seu comportamento e funcionalidades.

O módulo 28 apresenta as VLANs e sua configuração e utilização. É um módulo imprescindível, pois nas redes atuais com um maciço uso da virtualização, as VLANs se tornaram a alma da rede e neste módulo você entenderá o porquê. Serão apresentados os protocolos empregados nas VLAN, os conceitos de Tags e Trunking. Vamos também falar um pouco das VXLANs e onde são empregados.

O módulo 29 apresenta como trafegar VLANs em vários switches e como configurar o roteamento de VLANs através da camada 2. Este módulo completa o entendimento das VLANs e como elas são fundamentais na rede e nos ambientes virtualizados.

O módulo 30 apresenta O VTP (VLAN Trunking Protocol) que é um protocolo Cisco muito útil em ambientes de rede com múltiplos Switches, pois facilita a configuração de todos os switches através da configuração de um único switch. Este módulo apresenta este protocolo, sua configuração e sua utilização prática na rede.

No módulo 31, vamos entender como configurar um DHCP Server e como ele opera em ambiente com VLAN. Vamos ainda entender o DHCP Snooping, que define como evitar que um falso DHCP Server seja implementado no ambiente de rede.

Bloco 6 – Wireless LAN

Módulo 32 – Fundamentos das redes Wireless
Módulo 33 – Arquiteturas de redes Wireless Cisco
Módulo 34 – Segurança em redes wireless

No módulo 32 vamos entrar no mundo das redes sem fio. Este módulo explica como as WLANs habilitam a conectividade de rede para dispositivos sem fio. Estão incluídos neste módulo os conceitos de RF, os componentes WLAN, como a tecnologia opera com os seus vários padrões, a operação WLAN, gerenciamento de canais e outros conceitos fundamentais.

No módulo 33 vamos entender como são as arquiteturas para construção de edes WLAN utilizando tecnologia Cisco. Vamos discutir como a controladora WLAN deve ser configurada e como deve ser a arquitetura de um projeto de rede WLAN com dispositivos Cisco.

No módulo 34 vamos abordar as vulnerabilidades das redes WLAN e como construir um ambiente WLAN seguro

Bloco 7 – Protocolo IPv6

Neste bloco vamos mergulhar no protocolo IPv6 conhecendo suas principais características como a estrutura de endereçamento, os tipos de endereços, os serviços IPv6 e no final do bloco vamos configurar rotas estáticas e rota default e também o protocolo RIPng.

Módulo 35 – Introdução ao IPv6
Módulo 36 – Endereçamento IPv6
Módulo 37 – Serviços IPv6
Módulo 38 – Configurando o roteador com o IPv6
Módulo 39 – Configurando rotas estáticas e default com IPv6
Módulo 40 – Configurando o RIPng

Descrição de cada módulo

 No módulo 35 vamos conhecer o protocolo IPv6, seus conceitos e diferenças do IPv4. Vamos apresentar como são realizadas as abreviações no endereçamento e as nomenclaturas do endereço.

 No módulo 36, vamos entender e praticar com o endereçamento IPv6. Aqui vamos entender a classificação de endereços, como eles são estruturados e como são os endereços Unicast Global e Local, loopback e os endereços Multicast e Anycast.

No módulo 37 vamos entender como o IPv6 cria seus principais serviços utilizando o protocolo ICMP para descobrir dispositivos, rotas e endereços duplicados.

No módulo 38, empregando o IPv6, vamos configurar os roteadores com interfaces e os principais parâmetros.

No módulo 39 vamos configurar rotas estáticas e rotas default utilizando o IPv6.

No módulo 40 vamos configurar o RIPng e entender a sua operação no IPv6.

Bloco 8 – Aplicando segurança no ambiente

Neste bloco vamos entender como implementar segurança no ambiente de roteadores e Switches implementando ACL. Vamos também entender como o NAT e o PAT operam, como é realizado a tradução e os tipos de NAT empregados em ambiente Cisco. os principais conceitos da segurança, onde entenderemos os ataques, os conceitos da criptografia, os protocolos de tuneis para criação de VPNs e os protocolos de Autenticação, Autorização e Bilhetagem.

Módulo 41 – Entendendo as ACLs
Módulo 42 – ACL avançado
Módulo 43 – Entendendo o NAT/PAT
Módulo 44 – Entendendo a segurança
Módulo 45 – Entendendo a criptografia
Módulo 46 – Entendendo os tuneis de criptografia
Modulo 47 – Entendendo os protocolos de Autorização, autenticação e bilhetagem
Módulo 48 – Entendendo o QoS

Descrição de cada módulo

No módulo 41 vamos mergulhar nas ACLS. As ACLS são um dos mais importantes conceitos que precisamos entender e praticar. Comas ACLs criamos a primeira camada de segurança através do perímetro de segurança.

No módulo 42 vamos entender detalhadamente os conceitos avançados das ACLs e como elas podem ser configurados utilizando ACLs nomeadas e ccomo realizar o troubleshooting neste ambiente.

No módulo 43 vamos entender o NAT/PAT, como é realizado a tradução de endereços IP, os tipos de NAT e suas aplicações em ambientes de rede.

No módulo 44 vamos entrar no mundo da segurança. Neste módulo, vamos entender os ataques, as bases de dados que todos os fabricantes utilizam e como são classificadas as vulnerabilidades.

No módulo 45 vamos estudar como a criptografia opera, seus principais conceitos de criptografia simétrica e assimétrica, bem como o que é um Hash, os tipos de Hashes, o que é certificado digital e o PKI.

No módulo 46 vamos avançar com os conceitos de tuneis e os seus principais protocolos. Vamos conhecer o IPSEC, o PPTP, o SSL, o L2TP e GRE e vamos entender como todo esse ambiente opera e é configurado.

No módulo 47 vamos entender os protocolos AAA (Authentication, Authorization, Accounting) ou autenticação, autorização e bilhetagem, como o RADIUS, TACACS, PAP, CHAP, Windows Authentication, Kerberos e LDAP.

No módulo 48 vamos entender as tecnologias envolvidas na qualidade de serviço para redes IP. O QoS é uma coleção de tecnologias que permitem que aplicativos requisitem e recebam níveis de serviços em uma rede IP e é isso que aprenderemos neste módulo.

Bloco 9 – Configurando a redundância e o gerenciamento

Neste bloco vamos estudar os protocolos de redundância HSRP e os protocolos de gerenciamento.

Módulo 49 – Protocolos de redundância HSRP
Módulo 50 – Conceitos de monitoramento com o protocolo SNMP
Módulo 51 – NTP
Módulo 52 – Syslog 

Descrição de cada módulo

No módulo 49 apresenta os protocolos de provisionamento de ambiente redundantes construídos com roteadores. Utilizaremos o protocolo Cisco HSRP que cria um ambiente redundante e vamos entender sua tecnologia e os mecanismos de troubleshooting.

O módulo 50 apresenta os conceitos de gerenciamento e o protocolo de gerenciamento SNMP e sua configuração em roteadores e switches.

O módulo 51 apresenta o protocolo NTP (Network Time Protocol) que é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores. Vamos configurar este protocolo e entender os seus principais parâmetros.

O módulo 52 apresenta o protocolo Syslog que tem a função de enviar mensagens dos eventos ocorridos em roteadores, switches, servidores e aplicações. Vamos entender sua configuração e seus parâmetros de operação.

Bloco 10 – Novas arquiteturas para WAN

Neste bloco vamos entender como operam as novas tecnologias para WAN. Vamos fazer uma introdução nas redes de pacotes para podermos entender uma rede MetroEthernet, as redes MPLS, a tecnologia SD-WAN e como ela está mudando as redes WAN, arquiteturas para cloud, a influência da virtualização e containers, o datacenters e as redes definidos por software e os reflexos da utilização multicloud nos atuais ambientes de datacenters.

Módulo 51 – Entendendo as tecnologias de redes de pacotes
Módulo 52 – MetroEthernet
Módulo 53 – MPLS
Módulo 54 – SD-WAN
Módulo 55 – Arquiteturas para Cloud
Módulo 56 – Virtualização X Container
Módulo 57 – Software Define Datacenter -SDDC
Módulo 58 – Software Define Network – SDN
Módulo 59 – Cisco Application Centric Infrastructure – ACI

Descrição de cada módulo

No módulo 51 vamos introduzir as redes de pacotes falando das redes X.25 e Frame Relay.

No módulo 52 vamos introduzir as redes metroethernet, como elas operam e seus principais parâmetros.

No módulo 53 vamos entender os conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnologia.

No módulo 54 vamos explicar como o SD-WAN virtualiza a WAN criando uma solução de conectividade que está mudando o panorama das redes WAN.

O módulo 55 apresenta as arquiteturas multicloud e como elas operam.

O módulo 56 faz uma introdução à virtualização e aos containers.

O módulo 57 apresenta o datacenter definido por software onde toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como serviço.

O módulo 58 descreve a SDN (Software Define Network) que permite controlar ou programar a rede de maneira central e inteligente usando aplicativos de software e seus principais componentes e tecnologias.

O módulo 59 vamos entende o Cisco ACI (Application Centric Infrastructure) que nada mais é que a aplicação de uma solução de SDN que automatiza a rede e a segurança do data center para workloads dentro e entre domínios heterogêneos; seja em servidores,  seja em servidores físicos (bare-metal), máquinas virtuais, contêineres ou nuvem pública.

Bloco 11 – Devops e Network Automation

Este é o último bloco do nosso treinamento. Aqui, vamos entender o que é o Devops, os conceitos da orquestração e automação em ambientes de rede e datacenter e como arquiteturas como a Cisco SDA e DNA são poderosas na construção desses ambientes. Vamos mergulhar nos conceitos de API utilizando REST e JSON e como plataformas como Ansible, Puppet e Chef são utilizadas para criar ambientes automatizados, orquestrados e eficientes.

 Módulo 60 – Entendendo o Devops
Módulo 61 – Entendendo Orquestração e Automação
Módulo 62 – Cisco SDA e DNA
Módulo 63 – Entendendo REST e JSON
Módulo 64 – Entendendo o Ansible
Módulo 65 – Entendendo o Puppet
Módulo 66 – Entendendo o Chef

Descrição de cada módulo

No módulo 60 vamos entender o que é o DEVOPS e como estes conceitos são fundamentais nos ambientes atuais de TI. O DevOps (development e operations) é a combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de entregar infraestrutura e distribuição de aplicativos.

No módulo 61 vamos entender a importância e os conceitos da orquestração e automação em datacenters e na nuvem. Através da automatização e orquestração é que ambientes como a nuvem e os datacenters atuais operam.

O módulo 62 apresenta o Cisco SDA (Software Define Access) que é uma solução dentro da Cisco Digital Network Architecture (Cisco DNA), baseada nos princípios de rede baseados em intenções. Vamos entender essas tecnologias e seus principais componentes.

O módulo 63 introduz os conceitos de API utilizando o REST, definindo as suas diferentes utilizações hoje no mundo das tecnologias e entender a troca de dados baseada no JSON (JavaScript Object Notation) é realizada.

O módulo 64 apresenta o Ansible que é uma ferramenta de automação open Source usada para configurar servidores, instalar software e executar uma grande variedade de tarefas de TI.

O módulo 65 apresenta o Puppet, que é uma ferramenta projetada para gerenciar a configuração dos componentes de um datacenter, como servidores, roteadores, switches e firewalls.

O módulo 66, vamos apresentar o CHEF, que é usado para simplificar a tarefa de configuração e suporte a servidores e integra plataformas de nuvem como a Amazon EC2 , Google Cloud Platform , Oracle Cloud , OpenStack , SoftLayer , Microsoft Azure e Rackspace, pois é através do CHEF que o provisionamento e configuração  automática de novas máquinas é realizada.

 

Materiais disponíveis para a formação: São mais de 1800 páginas de materiais impressos, mais conteúdos em pdf, simulados, acesso às aulas gravadas para reforçar e relembrar o que foi visto e conteúdos à distância com muita, muita prática.

1 – Apostila 1 – Redes e protocolos IPv4 e IPv6
2 – Apostila 2 – Roteadores Cisco e IOS (Internetworking Operating System)
3 – Apostila 3 – Ethernet e Switches
4 – Apostila 4 – CCNA Aspectos Avançados
5 – Apostila 5 – Laboratórios Adicionais
6 – Portal web dos alunos para acesso às aulas gravadas,

A Formação CCNA Routing and Switching 200-125 do Instituto Online possui 88 horas de treinamento presenciais e totalmente prático.
O treinamento se assemelha ao conteúdo dos treinamentos Cisco ICND1 e ICND2, com aulas presenciais e laboratórios técnicos de Roteadores e Switches.

A Certificação CCNA pode ser realizada de duas formas:

02 exames relativos aos conteúdos de dois cursos Cisco de 40 horas, o ICND1 (Interconnecting Cisco Networking Device Part1) através do exame 100-101-ICND1 e o curso ICND2 (Interconnecting Cisco Networking Device Part2) através do exame 200-101-ICND2.

01 exame com o conteúdo de 01 curso de 40 horas que é o Routing&Switching através do exame 200-120.Os exame ICND1 e ICNd2 contém de 50 a 60 questões e custam US 150,00 cada um. Porém, o ICND1 possibilita a sua realização em até 90 minutos enquanto o ICND2 são apenas 75 minutos.

A modalidade da certificação CCNA com a realização de dois exames (ICND1 e ICND2) não é muito comum aqui no Brasil e não é por conta do preço, como você verá mais abaixo.

O exame 200-120 é realizado com o conteúdo de um curso de 80 horas (o curso do Instituo Online é 88 horas), chamado pela Cisco de CCNA X CCNA, e contém 50 a 60 questões com 90 minutos para a realização e custa US 295,00.

Os exames 100-101, 200-102 e 200-120 por enquanto somente estão em inglês, mas como o exame anterior 640-802 morre agora em 30/09/2013, a VUE deve soltar a versão destes exames em português até o final deste ano ou no máximo no início de 2014. Normalmente é assim que funciona.
Links para você conhecer mais dos exames:

http://www.cisco.com/web/learning/exams/list.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/icnd1b.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/icnd2b.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/ccna_composite2.html
http://www.pearsonvue.com/cisco/

 

Benefícios da formação

A Formação CCNA Routing&Switching 200-125 do Instituto Online tem muitos benefícios:

  • Totalmente focado no conhecimento (a certificação é pura consequência disso)
  • 860 páginas de material com 05 apostilas
  • 88 horas presenciais
  • Laboratório práticos intensos
  • Aulas gravadas para revisão
  • 150 questões de prova resolvidas
  • Comandos CIsco IOS para Roteadores e Switches
  • Módulo EAD

Interessado em fazer este treinamento?

Print Friendly, PDF & Email