A teoria por trás da transformação digital é a mesma para todas as organizações, seja ela pequena ou grande. O objetivo é usar a tecnologia não apenas para replicar um serviço existente em uma forma digital, mas para usar a tecnologia para transformar esse serviço em algo significativamente melhor.

A nuvem possibilita acelerar a transformação digital fornecendo uma entrega de recursos para as áreas de negócios praticamente instantâneo como também um conjunto incrível de recursos para a inovação.

À medida que as empresas mudam mais e mais cargas de trabalho para a nuvem pública, fica cada vez mais evidente que a competência em computação em nuvem passou a ser essencial para qualquer negócio, exigindo dos profissionais de TI um novo conjunto de habilidades que possibilitem projetar, implantar e gerenciar infraestruturas, aplicativos e serviços em computação em nuvem.

Hoje, a cada 10 vagas para profissionais de infraestrutura de TI disponibilizadas no mercado, 6 exigem credenciais com conhecimentos e experiências práticas em ambiente de nuvem, demonstrando que o mercado está cheio de oportunidades.

Como líder de mercado, a AWS é hoje um dos mais importantes provedores de nuvem mundiais e referência para todos os seus concorrentes. Somente em 2019 a AWS criou vários serviços e continua como opção número uma das empresas na adoção de nuvem pública.  A AWS possui mais de 120 produtos compondo mais 3.000 diferentes serviços de PaaS, SaaS e IaaS.

 Certificações AWS

A AWS oferece dois tipos de certificações que se enquadram em duas categorias principais: Certificações Principais (core) e Certificações Especialistas.

As Certificações Principais (core) abrangem três áreas de conhecimento: arquitetura, desenvolvimento e operações, e são oferecidas em três níveis de qualificação: Fundamentos, Associado e Profissional.

A figura abaixo apresenta o ecossistema para as certificações principais (core) Fundamentos, Associado e Profissional.

Fundamentos

No nível fundamentos Somente está disponível a certificação Practitioner.

Certificação Cloud Practitioner

A certificação AWS Practitioner (Praticante em nuvem) fornece aos participantes um entendimento geral da Nuvem AWS. É uma certificação fundamental para quem está iniciando na computação em nuvem.

O Practitioner é a certificação de entrada focada em quem não opera a nuvem. Ela é ideal para gerentes, vendedores e pessoal de marketing que não vão colocar a mão na massa, mas possui um conteúdo fundamental para os outros níveis da carreira AWS.

 

Certificações Nível Associado

As certificações de nível associado abrangem: Arquiteto de soluções (Solutions Architect), Desenvolvedor Certificado, Administrador Sysops e Desenvolvedor.

Arquiteto de soluções certificado da AWS

É uma das certificações mais populares da AWS e um ponto de entrada comum para quem entra no espaço de arquitetura em nuvem, essa credencial demonstra sua capacidade de projetar e implantar soluções eficazes na plataforma Amazon Web Services.  O arquiteto de nuvem AWS tem que conhecer os fundamentos para criação de infraestrutura de TI no ambiente AWS e entender detalhadamente a arquitetura da nuvem AWS com os serviços PaaS, SaaS e IaaS e em função das necessidades do projeto, criar soluções técnicas.

Administrador SysOps

Essa credencial de administração SysOps demonstra expertise em implantação, dimensionamento, migração e gerenciamento de sistemas da AWS. Recomenda-se que os candidatos ao exame de certificação SysOps tenham pelo menos um ano de experiência prática no gerenciamento de aplicativos em nuvem na plataforma da AWS.

Desenvolvedor Certificado da AWS

Esta certificação de desenvolvimento da AWS valida sua capacidade de projetar e manter aplicativos da AWS. Destina-se a desenvolvedores de software com um ou mais anos de experiência no projeto e manutenção de um aplicativo na plataforma da AWS. Os candidatos também devem possuir um conhecimento profundo de pelo menos uma linguagem de programação de alto nível.

Certificações Nível Profissional

As certificações de nível profissional abrangem: Arquiteto de soluções e Engenheiro de Devops.

Arquiteto de soluções

Esta certificação demonstra uma experiência avançada no projeto de sistemas e aplicativos distribuídos na plataforma da AWS. Os candidatos a este certificado são obrigados a manter o certificado do AWS Solutions Architect Associate e são recomendados a ter mais de 2 anos de experiência no projeto e na implantação da arquitetura de nuvem da AWS.

Engenheiro DevOps

Este certificado avançado da AWS valida o conhecimento em provisionamento, gerenciamento, segurança e operações de soluções da AWS. Os candidatos devem ter as credenciais do associado certificado AWS Certified Developer ou SysOps Administrator da AWS antes de fazer o exame. Mais de 2 anos de experiência no provisionamento e gerenciamento de ambientes da AWS também são recomendados.

Certificações Especialistas

As Certificações Especialistas  validam o conhecimento avançado em disciplinas de TI específicas, como segurança da informação, big data e rede.

A figura abaixo apresenta o ecossistema para as certificações especialistas de Rede Avançada, Big Data, Alexa, Segurança e Machine Learning.

Rede avançada (Advanced Networking)

Este certificado de especialidade da AWS valida as habilidades para projetar e implantar a AWS como parte de uma arquitetura de rede de TI híbrida, para escalar. Os candidatos precisam ter uma ou mais credenciais do AWS Associate listadas acima e devem ter mais de cinco anos de experiência prática na arquitetura e gerenciamento de soluções de rede corporativa.

Big Data

Essa certificação demonstra as habilidades para projetar e gerenciar soluções da AWS que podem ajudar as organizações a extrair insights valiosos e inteligência acionável de seus dados de negócios. Os candidatos a exame devem ter pelo menos um dos três certificados associados da AWS listados acima e é recomendado que tenham mais de cinco anos de experiência em análise de dados.

Machine Learning

Esta certificação valida sua especialização técnica em criação, treinamento, ajuste e implantação de modelos de Machine Learning (ML) usando a Nuvem AWS. Este exame serve para qualquer pessoa que ocupe um cargo em desenvolvimento ou ciências de dados.

Segurança (Security)

Esta certificação valida sua experiência técnica na proteção de produtos e serviços da AWS. Este exame é indicado para qualquer pessoa que ocupe uma função especializada na área de segurança.

Alexa Skill Builder

Esta certificação valida sua especialização técnica para criar, testar e publicar habilidades do Amazon Alexa. O exame é destinado para qualquer pessoa com a função de criador de habilidades do Alexa.

O mercado de serviços em nuvem é hipercompetitivo e está evoluindo rapidamente, e a AWS está continuamente lançando novos produtos e serviços para permanecer na vanguarda. Com novas soluções vêm novas certificações para validar as habilidades dos profissionais de TI em seu uso; essa página será continuamente atualizada à medida que novas certificações da AWS forem lançadas.

Para obter mais informações sobre as certificações do Amazon Web Services, incluindo projetos detalhados, visite a página de certificações oficiais da AWS .

Print Friendly, PDF & Email