Certificação Cisco CCNA v5.0 Routing e Switching Full


O programa para a certificação Cisco CCNA v5.0 Routing & Switching 200-120 foi alterado e agora incorpora aspectos mais abrangentes do protocolo IPv6, gerenciamento, tecnologias de redes WAN como  MPLS, Metro Ethernet e Frame Relay, tecnologias dos switches, VLANs, trunking de VLANs e protocolo Spanning Tree.

Certificado profissional Cisco CCNA, independentemente do nível acadêmico que o candidato possuir, agrega um grande valor ao currículo, atestando que o profissional certificado possui grande conhecimento em redes e protocolos e realmente conhece do assunto.

O mercado tem grande admiração pelo título CCNA e sabe que a certificação é obtida através de muito estudo, dedicação e muita prática e é por isso que a certificação tem reconhecimento mundial.

TREINAMENTO:
CCNA R&S 200-120
__________________________________
Carga horária:
88 horas de duração 
__________________________________
Presencial - Online - Laboratórios 
___________________________________
LIGUE AGORA - INSTITUTO ONLINE:
(31) 3081-5336  |   9 8787-0525

  Calendário   PRÉ inscrição

O conteúdo do exame CCNA Routing e Switching 200-120 abrange conceitos de redes, modelo OSI, protocolos IPv4 e IPv6, protocolos de roteamento EIGRP e OSPF, segurança com listas de acesso, protocolos WAN como PPP, HDLC e Frame Relay, redes Ethernet, conceitos de switches, VLANs , Spanning Tree, trunking de VLANs, protocolo VTP, conceitos de ambientes reduntantes com o HSRP e outros protocolos, gerenciamento de redes e conceitos de projetos.

A formação do Instituto Online inclui também um conteúdo exclusivo de Análise de Redes com Wireshark que será extremamente útil no seu dia-a-dia profissional. Afinal, Engenheiro de Redes tem que entender do próprio tráfego da rede.

O Conteúdo da formação é focado no conhecimento e a certificação é um resultado natural deste processo. Com um conteúdo destes você estará preparado para se destacar no mercado, pois o mundo dos datacenters, virtualização e mobilidade necessitam de conhecimentos sólidos e sem decoreba.

É indiscutível! A certificação CCNA é a mais importante da área de redes.

Quer prova disso? Um estudo da Dice Learning com mais de 17.000 profissionais de TI comprova que a Certificação Cisco CCNA faz o salário aumentar. Conforme o estudo diz: “capacidade de instalar, configurar, executar e resolver problemas em redes de médio porte com roteadores e switches faz com que os profissionais certificados sejam recompensados no salário que recebem.” A Dice.com tem mais de 650 ofertas de emprego em que a certificação é exigida.

O conteúdo é o mesmo do CCNA Full utilizando o mesmo material. É uma formação composta por 05 blocos com aulas síncronas e ao vivo, descritos a seguir:

Conteúdo do Treinamento CCNA

O bloco 1 é composto por 12 módulos e fazem o núcleo de protocolos da formação. Os 12 módulos e suas respectivas descrições são apresentados abaixo.
  • Módulo 1 – Entendendo as redes e o protocolo TCP/IP (IPv4 e IPv6)
  • Módulo 2 – Modelo OSI
  • Módulo 3 – Modelo DoD
  • Módulo 4 – Protocolos de acesso para LAN e WAN
  • Módulo 5 – Protocolo ARP
  • Módulo 6 – Protocolo IP
  • Módulo 7 – Protocolo ICMP
  • Módulo 8 – Endereçamento IP
  • Módulo 9 – Máscaras e Subredes
  • Módulo 10 – VLSM e CIDR
  • Módulo 11 – Protocolos de transporte UDP e TCP
  • Módulo 12 – Fundamentos do Protocolo IPv6
  • Este é o primeiro bloco da formação e nele são apresentados os conhecimentos importantíssimos e fundamentais, não somente na certificação CCNA, mas para qualquer profissional que atua em redes. Neste bloco, analisaremos, bit a bit, através do wireshark, todos os principais aspectos dos protocolos da pilha TCP/IP.
  • No módulo 1 descreveremos o que é uma rede e seus principais conceitos e também entenderemos os principais serviços disponíveis em qualquer tipo de rede.
  • No módulo 2 é apresentado o Modelo OSI e como as funções, serviços, protocolos e dispositivos de rede são apresentados e classificados em função deste modelo. É um módulo que a própria Cisco define como fundamental, já que todo o processo de comunicação dos dispositivos e protocolos utilizados podem ser mapeados através do modelo OSI.
  • No módulo 3 são apresentados os protocolos do Modelo DoD (Departmente of Defense) onde os protocolos da pilha TCP/IP são apresentados.
  • No módulo 4 abordaremos as funções básicas do analisador de protocolos Wireshark e como emprega-lo para dissecar o tráfego da rede. É importante ressaltar que teremos um bloco específico com os aspectos avançados do Wireshark onde entenderemos como analisar a latência da rede e como entender porque a rede fica lenta e quais os componentes e aplicações responsáveis por esse comportamento.
  • No módulo 5 estudaremos o protocolo ARP de enlace (referenciado pelo Modelo OSI). Com o Wireshark vamos dissecar este protocolo e entender detalhadamente os princiapsi tráfego e funções deste protocolo. É um módulo realizado totalmente através do Wireshark.
  • No módulo 6 vamos dissecar detalhadamente, através do Wireshark, o protocolo IP apresentando seus conceitos e principais características e tráfegos. Neste módulo entenderemos cada bit do protocolo e como esses conceitos são fundamentais no entendimento dos protocolos de roteamento, segurança, VoIP e QoS. É um módulo importantíssimo para qualquer profissional de rede.
  • No módulo 7 vamos dissecar o protocolo ICMP e entender o seu tráfego através do Wireshark. Este protocolo é de grande importância para o profissional de rede, pois é através dele que os dispositivos da rede se falam. Entender este protocolo te dará subsídios para descobrir, por exemplo, quando um buffer de roteador está cheio e descartando pacotes e todos os usuários reclamando que “a rede está lenta” enquanto a equipe de suporte fica meio perdida sem saber exatamente o que está acontecendo.
  • Os módulo 8 e 9 são fundamentais para o mundo das redes e consequentemente a certificação CCNA. Nestes dois módulos são apresentados os conceitos do IP Classfull apresentando as classes de endereços, o algoritmo básico de roteamento, as máscaras default e as máscaras que geram as subredes e também os vários aspectos dos cálculos para encontrar os endereços de rede, hosts, broadcast e subredes válidas em função de um endereço dado. Verificaremos também como operam as rede IP Classless e o seu funcionamento padrão.
  • No módulo 10 iremos entender com detalhes o VLSM e praticar seus conceitos através de exercícios práticos.
  • No módulo 11 vamos dissecar o protocolo UDP e TCP através do Wireshark e entender os seus respectivos  tráfegos e conceitos como abertura de sessão, buffers e sequenciamento. É um módulo também fundamental não somente para a certificação CCNA, como também para a vida profissional de qualquer um que atua em redes, pois os protocolos de transporte são fundamentais no funcionamento das aplicações e entende-los pode ser a diferença em resolver um problema ou mesmo se sair bem em uma entrevista técnica.
  • O módulo 12 apresenta o protocolo IPv6, seus conceitos básicos de estrutura e endereçamento, bem como o seu funcionamento detalhado.
Este bloco é composto por 09 módulos onde serão praticados os comandos e configurações mais importantes dos roteadores. Aqui as configurações básicas e avançadas necessárias para que um roteadores entre em operação são realizadas e são módulos totalmente práticos do tipo mão na massa.
  • Módulo 13 - Conhecendo o Roteador e o sistema operacional Cisco IOS
  • Módulo 14 - Entendendo o Roteamento
  • Módulo 15 - Entendendo as rotas estáticas
  • Módulo 16 – Protocolo OSPF
  • Módulo 17 – Protocolo EIGRP
  • Módulo 18 - Gerenciamento tráfego IP com listas de controle de acesso (ACLs)
  • Módulo 19 - Entendendo NAT e DHCP
  • Módulo 20 - Protocolos de enlace HDLC e PPP
  • Módulo 21 - Entendendo Frame Relay e suas configurações
Descrição de cada módulo
  • No módulo 13 serão apresentados os conceitos de hardware dos roteadores e do sistema operacional Cisco IOS (internetworking Operating System). Você aprenderá sobre a arquitetura interna dos roteadores, os principais componentes, os tipos de memória flash, DRAM e NVRAM, os tipos de interfaces WAN utilizadas nos roteadores Cisco com os seus respectivos tipos de cabos e conectores.
  • Conheceremos também o processo de inicialização dos roteadores e a estrutura do IOS com a sua interface CLI (command Line Interface) e os seus vários comandos e estruturas. Somente no módulo 13 serão 05 laboratórios práticos em roteadores reais e completos em sala de aula.
  • Nos  módulos 14 e 15 serão apresentados os conceitos do processamento de pacotes nos roteadores e como é o funcionamento das rotas estáticas e rotas default. São 02 laboratórios práticos no ambiente da sala criando e configurando rotas estáticas e rotas default.
  • Nos módulos 16 e 17 são apresentados os protocolos de roteamento dinâmicos como o EIGRP e OSPF e quais são as suas tecnologia e como eles operam. O protocolo RIP, muito comum e muito simples de operar e configurar, foi retirado do Exame o RIP e você estudará este protocolo no conteúdo EAD. São 03 práticas abordando o funcionamento destes protocolos de roteamento e como realizar o seu troubleshooting.
  • No módulo 18 abordaremos os conceitos de segurança utilizando as listas de acesso (ACL- Access Control List) padrão, estendidas e nomeadas.  É um módulo importantíssimo que tem que ser ministrados com todos os detalhes, pois as ACLs são fundamentais em qualquer rede para a realização do controle do tráfego. São 03 laboratórios práticos onde os conceitos básicos e avançadas das ACLs será apresentados. Para completar e aumentar seus conhecimentos de segurança, o módulo EAD possui um capítulo focado em conceitos de segurança envolvendo conceitos de perímetro, vulnerabilidades e ataques.
  • No módulo 19 serão apresentados os conceitos da configuração do serviçso DHCP e do NAT. Mais uma vez estes dois módulos formam a base dos serviços IPs dos roteadores e são fundamentais para o dia-a-dia de qualquer administrador de redes. São 02 laboratórios práticos onde são apresentados os conceitos e as práticas destes dois serviços.
  • No módulo 20 são apresentados os protocolos de enlace WAN PPP e HDLC e são realizados 02 laboratórios práticos onde serão configurados enlaces HDLC e PPP. Nas práticas do PPP serão abordados os protocolos LCP e NCP e suas respectivas configurações de autenticação PAP, CHAP, compressão Stacker, Predictor, MPPC e verificação da qualidade do link com o LQM.
  • No módulo 21 apresentaremos o protocolo Frame Relay e seus principais conceitos. Este é outro módulo importantíssimo e embora em desuso nos países desenvolvidos, a Cisco o manteve no programa pois é ainda um protocolo muito utilizado principalmente em países em desenvolvimento como os do bloco BRICs (Brasil, Rússia, India e China).
  • No protocolo Frame Relay são apresentados os conceitos das redes de pacotes orientados a conexão e circuitos virtuais e os principais parâmetros utilizados como DLCI, LMI, traffic Shapping e o tratamento que a rede Frame Relay dispensa ao tráfego. São 02 laboratórios práticos onde os conceitos da rede são apresentados e as topologias físicas de conexão são configuradas e testadas.No módulo EAD você terá um reforço que te explicará os conceitos das tecnologias de comutação por circuito virtual, que é a tecnologia utilizada em ambientes ATM, X.25, Frame Relay e MPLS.
O bloco 3 é composto de 8 módulos onde são apresentados as tecnologias Ethernet, os detalhes e as recomendações Cisco para o desenvolvimento de um projeto de rede utilizando Switches, VLANs e o protocolo Spanning Tree. Os módulos do bloco são:
  • Módulo 22 - Tecnologia Ethernet
  • Módulo 23 - Dispositivos ativos de redes
  • Módulo 24 - Conhecendo os switches
  • Módulo 25 - Configurando um switch Cisco
  • Módulo 26 - Protocolo Spanning Tree
  • Módulo 27 - VLANS
  • Módulo 28 - Trunking de VLANS
  • Módulo 29 - Protocolo VTP
Descrição de cada módulo
  • O módulo 22 apresenta os detalhes da tecnologia de rede Ethernet com os respectivos throughput de 10Mbps a 10 Gbps. Neste módulo os padrões Ethernet disponíveis serão abordados com suas distancias, tipos de cabos e interfaces, como UTP, Fibra Óptica SFP GBIC (Gigabit Interface Converter), os tipos de frames empregados, os mecanismos de correção de erros e o funcionamento dos padrões Full-Duplex e os protocolos de controle de fluxo. É um módulo fundamental para se entender as tecnologias hoje empregadas nas rede locais. No módulo EAD você entenderá os sistemas de cabeamento estruturado, como operam as fibras ópticas e seus principais conceitos e as normas de cabeamento estruturado.
  • O módulo 23 e 24 apresentam os dispositivos ativos das redes como os bridges e os switches abordando o seu funcionamento básico, seus componentes internos como tabelas MAC, tipos de backplane e  arquitetura interna como Blocking, não Blocking, Simétricos e Assimétricos. Este módulo também apresenta a linha de switches Cisco e como utilizá-los em função das especificações e necessidades de projeto e sua distribuição dentro do modelo hierárquico proposto pela Cisco. É um módulo importantíssimo, pois você entenderá como qualquer Switch trabalha e como emprega-los em um projeto real.
  • O módulo 25 apresenta os comandos e conceitos para configurar os switches Cisco apresentando detalhadamente os principais comandos e as configurações mais importantes. São 04 laboratórios práticos executados em Switches 2950 e 2960.
  • O módulo 26 apresenta com detalhes o protocolo Spanning Tree e sua extrema importância no mundo das redes atuais onde todas as configurações são redundantes. São 03 laboratórios práticos onde serão apresentados os detalhes deste protocolo e como identificar seu comportamento e funcionalidades.
  • O módulo 27 apresenta as VLANs e sua configuração e utilização. É um módulo imprescindível, pois nas redes atuais com um maciço uso da virtualização, as VLANs se tornaram a alma da rede e neste módulo você entenderá o porquê. Serão apresentados os protocolos empregados nas VLAN, o conceitos de Tags e Trunking. São 03 laboratórios práticos onde você poderá entender sua utilização e conceitos.
  • O módulo 28 apresenta como trafegar VLANs em vários switches e como configurar o roteamento de VLANs através da camada 2. Este módulo completa o entendimento das VLANs e como elas são fundamentais na rede e nos ambientes virtualizados. São mais 02 laboratórios práticos empregando esta tecnologia.
  • O VTP (VLAN Trunking Protocol)  é um protocolo Cisco muito útil em um ambientes de rede com muitos Switches, pois facilita a configuração todos os switch através da através da configuração de um único switch. O módulo 29 apresenta este protocolo o protocolo, sua configuração e sua utilização prática na rede. São dois laboratórios práticos utilizando o protocolo VTP.
Neste bloco são apresentados os aspectos do roteamento no protocolo IPv6 com a configuração dos protocolo dinâmicos OSPFv6 e EIGRPv6. Neste módulo serão apresentados também o protocolo de gerenciamento SNMP e a configuração de ambiente tolerantes a falhas através dos protocolos HSRP e suas variações.
  • Módulo 30 – Roteamento IPv6
  • Módulo 31 – OSPF para IPv6
  • Módulo 32 – EIGRP para IPv6
  • Módulo 33 – Gerenciamento de dispositivos
  • Módulo 34 – Protocolo SNMP
  • Módulo 35 – Criando um ambiente de redundância com First-hop-Routers
  • Módulo 36 - Conceitos de VPN
Descrição de cada módulo
  • O módulo 30 apresenta os conceitos do roteamento IPv6 apresentando os protocolos NDP e seus mecanismos para descobertas de roteadores.
  • No módulo 31 aprenderemos o roteamento através da configuração do protocolo OSPFv6 com seus comandos e tecnologias. As práticas serão realizadas através de 2 laboratórios práticos na sala de aula.
  • No módulo 32 serão apresentados os conceitos e configurações do protocolo IPv6. As práticas serão realizadas através de 02 laboratórios práticos na sala de aula
  • Os módulos 33 e 34 apresentam os conceitos de gerenciamento e o protocolo de gerenciamento SNMP e sua configuração em roteadores e switches. Neste módulo haverá dois laboratório práticos utilizando a configuração da sala de aula.
  • O módulo 35 apresenta os protocolos de provisionamento de ambiente redundantes construídos com roteadores. Utilizaremos o protocolos Cisco HSRP, e o GLBP configurando laboratório um ambiente redundante e entendendo sua tecnologias e mecanismos de troubleshooting e também estudaremos o protocolo padrão IETF VRRP.
  • O módulo 36 aborda os conceitos de VPN começando com os atributos da segurança de Confidencialidade, Autenticação, Integridade e Não-Repudiarão e apresenta os protocolos de túneis mais importantes como L2F, PPTP, L2TP, IPSEC e SSL.
Este bloco, com material impresso e totalmente EAD, aborda os protocolos adicionais utilizados na Internet e os conceitos da comunicações de dados. São módulos complementares com 32 horas de aulas e foram criadas completar a formação e melhorar o seu entendimento do mundo das redes.
  • Módulo 1 – Conceitos de comunicação de dados
  • Módulo 2 – Protocolo TCP/IP
  • Módulo 3 – Entendendo o DHCP
  • Módulo 4 – Resolução de nomes Microsoft
  • Módulo 5 – Resolução de nomes Hostname
  • Módulo 6 – Resolução de Nomes DNS
  • Módulo 7 – Protocolo SMTP
  • Módulo 8 – Protocolo HTTP
  • Módulo 9 – Conceitos de segurança
  • Módulo 10 – Entendendo a Criptografia
  • Módulo 11 – Entendendo as VPNs

Materiais disponíveis para a formação

Materiais disponíveis para a formaçãoSão mais de 1800 páginas de materiais impressos, mais conteúdos em pdf, simulados, acesso às aulas gravadas para reforçar e relembrar o que foi visto e conteúdos à distância com muita, muita prática.

1 - Apostila 1 – Redes e protocolos TCP/IP IPv4 e IPv6
2 - Apostila 2 – Roteadores Cisco e entendendo o IOS (Internetworking Operating System)
3 - Apostila 3 – Ethernet e Switches
4 - Apostila 4 – CCNA Aspectos Avançados
5 - Apostila 5 – Laboratórios Adicionais
6 - CD com materiais
7 - Livro: CCNA 5.0 Guia completo de Marco Filippetti
8 - Portal web dos alunos para acesso às aulas gravadas,


A Formação CCNA V2 Routing and Switching do Instituto Online possui 88 horas de treinamento presenciais e totalmente prático.
O treinamento se assemelha ao conteúdo dos treinamentos Cisco ICND1 e ICND2, com aulas presenciais e laboratórios técnicos de Roteadores e Switches.

A Certificação CCNA pode ser realizada de duas formas:02 exames relativos aos conteúdos de dois cursos Cisco de 40 horas, o ICND1 (Interconnecting Cisco Networking Device Part1) através do exame 100-101-ICND1 e o curso ICND2 (Interconnecting Cisco Networking Device Part2) através do exame 200-101-ICND2.01 exame com o conteúdo de 01 curso de 40 horas que é o Routing&Switching através do exame 200-120.Os exame ICND1 e ICNd2 contém de 50 a 60 questões e custam US 150,00 cada um. Porém, o ICND1 possibilita a sua realização em até 90 minutos enquanto o ICND2 são apenas 75 minutos.

A modalidade da certificação CCNA com a realização de dois exames (ICND1 e ICND2) não é muito comum aqui no Brasil e não é por conta do preço, como você verá mais abaixo.

O exame 200-120 é realizado com o conteúdo de um curso de 80 horas (o curso do Instituo Online é 88 horas), chamado pela Cisco de CCNA X CCNA, e contém 50 a 60 questões com 90 minutos para a realização e custa US 295,00.

Os exames 100-101, 200-102 e 200-120 por enquanto somente estão em inglês, mas como o exame anterior 640-802 morre agora em 30/09/2013, a VUE deve soltar a versão destes exames em português até o final deste ano ou no máximo no início de 2014. Normalmente é assim que funciona.
Links para você conhecer mais dos exames:

http://www.cisco.com/web/learning/exams/list.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/icnd1b.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/icnd2b.html
http://www.cisco.com/web/learning/exams/list/ccna_composite2.html
http://www.pearsonvue.com/cisco/

Benefícios da formação

A Formação CCNAv2 do Instituto Online tem muitos benefícios:Focado no conhecimento (a certificação é pura consequência disso)1800 páginas de material (05 apostilas + livro do Fillipetti)88 horas presenciaisAulas gravadas para revisão300 questões de prova resolvidasComandos CIsco IOS: Roteadores e SwitchesMódulo EAD: 


Serviços IP e comunicação de dados com 32 horasRepetição do curso mesmo sem passar no exameCCNA diário (questões de provas para revisão da matéria com respostas enviadas por email)Acesso a biblioteca virtual com simulados, livros e material em PDF

ACESSE O FORMULÁRIO DE PRÉ INSCRIÇÃO E GARANTA A SUA VAGA:

ACESSE O CALENDÁRIO DO TREINAMENTO:

LIGUE AGORA - INSTITUTO ONLINE:
(31) 3081-5336  |   9 8787-0525